HISTÓRIA DO SAREX

Embora não se possa precisar exatamente quando iniciou a assistência espiritual e moral às Forças de terra no Brasil, nunca é demais lembrarmos, que o Ato Oficial de posse de nossa terra para a Coroa Portuguesa foi a missa do dia 1º de maio de 1500. Este ato religioso caracterizou a primeira atividade de assistência religiosa aos militares. Integrando as Entradas e Bandeiras, prestando assistência espiritual, apoio e orientação moral aos grupamentos que as integravam, estavam os sacerdotes: Jesuítas, Franciscanos e Carmelitas.


Oficialmente, a assistência religiosa às Forças Armadas foi criada, no Império, pelo Decreto nº 747, de 24 de dezembro de 1850.


Páginas gloriosas foram escritas pelos capelães durante a Guerra do Paraguai e sabe-se o apreço, a estima, o carinho e a atenção que lhes dedicava o Duque de Caxias.


Com o advento da República, o Corpo Eclesiástico do Exército, criado por D. Pedro II, foi extinto.


Seu restabelecimento ocorreu por ocasião da Segunda Guerra Mundial, com o Decreto Lei nº 5.573, de 26 maio de 1944.


Considerou-se justo que nossos combatentes, em plagas italianas, fossem fortalecidos espiritual e moralmente pelos capelães militares.


Foram assim integrados à FEB, em seus diversos escalões, trinta padres católicos e dois pastores protestantes.


Desde então, o Serviço de Assistência Religiosa do Exército vem prestando os mais relevantes serviços ao bem-estar espiritual da Força Terrestre. Compartilhando a fé divina com os militares que professam outras crenças religiosas, os capelães militares tem acompanhado e confortado nossas tropas em todas as situações em que se fazem necessários.


A Lei nº 5.711, de 08 out 71 reestrutura o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas (SARFA).


A Portaria Ministerial nº 995, de 09 out 72 cria o Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx).


Finalmente, a Lei nº 6.923, de 29 de junho de 1981, dispõe sobre o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas.


A partir desta data, os Capelães Militares das Forças Armadas passaram a integrar a oficialidade, de carreira dentro das respectivas Forças, que, por sua vez, regulamentam, através de Portarias específicas, seus Quadros de Capelães Militares.

Contacte-nos

Serviço de Assistência Religiosa do Exército - SAREX

(61) 3415-4768 / Ritex: 860-4768

QGEx - Bloco G - Térreo - SMU

CEP 70630-901 - Brasília-DF